Foto: Rian Lacerda (Diário)
Cerca de 2 mil pessoas serão beneficiadas pela campanha Amigo Secreto de Natal, promovida pelo Grupo Diário em parceria com oito empresas de Santa Maria e com o apoio do Banco de Alimentos. Esta é a sétima edição da iniciativa, que novamente mobilizou a comunidade para proporcionar um Natal mais digno a muitas pessoas .
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em 2025, a campanha reuniu 2.325 cartinhas escritas por crianças, adolescentes, idosos e famílias atendidas por 19 entidades assistenciais do município. Entre os pedidos estão brinquedos e itens de primeira necessidade, como cestas básicas.
Desde terça-feira (16), entidades começaram a receber os presentes. No Banco de Alimentos, diversos itens já estavam separados e aguardavam a retirada, incluindo brinquedos e bicicletas.
Na terça-feira (16), foram contempladas a Sociedade Meridional Marista, Aldeias Infantis SOS, Amigos de Santa Maria do Judô, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Maria (Cededica), Vila Itagiba, Associação Colibri, Associação de Reciclagem Seletivo Esperança (Arsele) e Nações em Ação. Já nesta quarta-feira, receberam as doações a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Mulheres Rosas de Março, Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável (Saema), Escola Antônio Francisco Lisboa, Escola Estadual Padre Caetano, ONG Nossa Vida Sua Vida e a Associação Francisco Spinelli. O Lar das Vovozinhas, que tinha 123 cartinhas para adoção, também foi visitado nesta quarta, com a presença do Papai Noel.
Para a coordenadora de eventos do Grupo Diário, Magliele Alves, o encerramento da campanha trouxe alívio. Segundo ela, o início foi marcado por poucas doações, mas o cenário mudou nas últimas semanas, com o aumento das adoções das cartinhas. Ainda assim, cerca de 350 pedidos não foram atendidos.
– Tem o Papai Noel, que as crianças e os idosos adoram. Só a presença dele já deixa todo mundo muito feliz. Este ano não foi fácil, já é a sétima edição. No começo, as adoções estavam bem baixas, então, intensificamos a divulgação. Hoje, temos cerca de 2 mil presentes adotados. Graças a Deus, conseguimos atingir essa meta que buscamos todos os anos – afirma Magliele Alves.
A campanha Amigo Secreto de Natal teve o patrocínio da prefeitura de Santa Maria, Elegância Center Shop, Agências Sicredi Santa Maria, Unimed Santa Maria e FauFau Brinquedos Educativos. A realização é do Banco de Alimentos e do Grupo Diário e o apoio é da Livraria da Mente e Farinha de trigo Maria Inês.